por Gualter Pereira

[
[
[

]
]
]

IMG20210207143720.jpg

O vidro embaciado dá a ideia de que lá fora reina a intempérie. Se eu não o limpar nunca terei a verdade clara e límpida. O filtro da minha percepção é enganador. É preciso entender que o vidro, mesmo transparente, nem sempre transmite a realidade, porque a sua transparência dá, ao mesmo tempo, colo ao ruído visual e ao desfoque. É necessário educar a percepção. Aprender a imaginar o que está para além de um vidro embaciado, que finta o entendimento dos nossos sentidos. São os sentidos que nos dão o poder de interpretação, a capacidade de alcançarmos a compreensão das intenções, e eles devem ser instruídos a não caírem no engodo da simulação. E às vezes impõe-se o abrir da janela, para alargar os horizontes, para ver melhor, e mais ainda, para sentir, para que suceda o envolvimento no genuíno ambiente da realidade. Porque só a imersão no autêntico retira de nós a altivez do olhar arrogante e equivocado.

10 respostas

  1. Avatar de o acumulador de nadas

    ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

  2. Avatar de olhosqueleem
    olhosqueleem

    Excelente texto.Gostei de o ler.Ana

  3. Avatar de gualter pereira

    Obrigado pela visita e comentário estrelado.

  4. Avatar de gualter pereira

    Obrigado Ana. Uma boa semana.

  5. Avatar de Aqui há coração

    Gostei de ler o seu texto, e fez-me lembrar uma pequena história em que uma senhora criticava a sua vizinha, porque ela estendia sempre os lençóis sujos no varal. Até à altura em que acaba por perceber, que o que estava sujo era, na verdade, o vidro da janela por onde ela olhava. Moral da história : é importante olhar p’ra nós mesmos primeiro e para os outros sempre mais além.

  6. Avatar de gualter pereira

    Obrigado pela visita e pela linda história partilhada. A essência do que eu queria dizer está mesmo aí. Só que eu não tinha essa bela história pra contar…Boa semana!

  7. Avatar de Humorosa

    A perceção e a projeção. Duas faces da mesma moeda. É curioso acharmos que todos são como nós ou deveriam ser como nós e esquecermo-nos tantas vezes que apenas vemos o mundo como nós somos e não como ele é. Cada cabeça sua sentença. Entender que a perceção restringe e fecha é um exercício que antecipa e antecede a tão necessária empatia 🙂 Quando tivermos todo o tempo do mundo uns para os outros, conseguiremos viver e não sobreviver como até aqui 🙂https://www.youtube.com/watch?v=lwDsFuWgRx4

  8. Avatar de gualter pereira

    Acabaste de dar uma lição técnico/táctica ao meu texto. Ameaças tornar-te o JJ dos blogs. E eu aprecio o teu rigor conceptual tanto quanto as tuas escritas escatológicas. É uma honra ter no rodapé dos meus textos notas e comentários tão ilustres. E vejo que te encontraste com o trovador da cidade granítica.

  9. Avatar de
    Anónimo

    Ahahaha Part of my charm I guess! 🙂 Sim sim, encontrei-o perdido no meio das ruas graníticas do spotify

Deixe um comentário